A HISTÓRIA DO ESPORTE NO BRASIL
O esporte no Brasil é praticado em diversas modalidades e organizado por confederações nacionais de esportes sendo a principal o Comitê Olímpico Brasileiro. O futebol é o mais praticado no país. No Brasil, nasceram o futsal, o futebol de areia, o futevôlei e o futebol society. Outro esporte nascido no país é a capoeira outro esporte nascido no brasil é a variçao do criquete conhecida como Bete-ombro ou Jogo do Taco. Esta luta marcial brasileira remete ao período no qual ainda havia a escravidão no Brasil, tendo sido os escravos vindos da África que iniciaram o esporte que é um misto de dança e jogo. No campo das artes marciais, também se destacam o jiu-jitsu brasileiro e o MMA, este último já é considerado por muitos especialistas o segundo esporte mais popular do Brasil. A peteca e o Biribol também sao esportes de origem brasileira.
Outros esportes de considerável popularidade são: basquete, vôlei, handebol, judo e tênis. A prática amadora de esportes é muito popular e os clubes são os maiores promotores. Além das organizações privadas, vários governos estaduais e municipais mantem estruturas esportivas tanto para a prática amadora, na forma de lazer, quanto na organização profissional em estádios e outras estruturas.
Nos últimos anos, as delegações que representam o país em competições como os Jogos Pan-americanos e os Jogos Olímpicos vêm melhorando seu desempenho. Em 2007, o Rio de Janeiro sediou a competição continental. Esta foi a segunda vez que o país recebeu o torneio. Na primeira oportunidade, a competição fora organizada em São Paulo, no ano de 1963.
Em 2 de outubro de 2009, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. É a primeira edição dos Jogos na América do Sul.
Participação em eventos multiesportivos
O Brasil já participou de três eventos multidesportivos extintos: os Jogos Pan-americanos de Inverno, no qual não ganhou medalhas na única edição de 1990, os Jogos da Boa Vontade e os Jogos Olímpicos Latino-Americanos. Atualmente participa de treze jogos poliesportivos: os Jogos Olímpicos de Verão, Jogos Olímpicos de Inverno, Jogos Paraolímpicos de Verão, Jogos Pan-americanos de Verão, Jogos Parapan-americanos, Jogos Sul-Americanos, Jogos Sul-Americanos de Praia, Universíada de Verão, Universíada de Inverno, Jogos da Lusofonia, Jogos da CPLP, Jogos Mundiais Militares e os Jogos Mundiais.
Participação nos Jogos Olímpicos de Verão
-
De acordo com o número de ouros conquistados, a melhor participação em Jogos Olímpicos do Brasil foi em 2004, em Atenas. Foram cinco, dentro de um total de dez. De acordo com o total conquistado, esta foi em 1996 em Atlanta. Na ocasião, foram quinze medalhas, sendo três de ouro. A participação em 2000 em Sydney foi ruim: doze medalhas, porém nenhuma de ouro. A primeira participação olímpica do Brasil foi em 1920.
Participação nos Jogos Olímpicos de Inverno
O Brasil não conquistou nenhuma medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno ainda. Por isso, após os Jogos de Vancouver em 2010, as Confederações Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e no Gelo (CBDG) apresentaram projetos ao Comitê Olímpico Brasileiro objetivando o desenvolvimento dos esportes de inverno no país, a presença de mais desportistas nos Jogos de Sóchi, na Rússia, até a construção de um complexo de treinamento no interior de São Paulo.
Futebol
-
O Brasil é uma das maiores potências do futebol mundial, destacando-se não só como o que detém a maior quantidade de prêmios, mas também o que mais exporta atletas para o exterior. Tendo conquistado a Copa do Mundo em cinco oportunidades, além de outros títulos importantes. É também detentor de diversas marcas históricas no esporte, além de ser a pátria de diversos grandes jogadores que fizeram história. Entre eles, o que é considerado o maior de todos os tempos: Pelé.
O futebol é sem sombra de dúvida o esporte mais praticado no Brasil. Apenas uma parcela bem pequena da população não torce por alguma equipe de futebol. O esporte tornou-se elemento marcante da cultura nacional. Expressões como "chute", "pisar na bola" e outras são usadas em ocasiões que nada tem a ver com o futebol, e por pessoas que sequer acompanham ou praticam a modalidade.
O futebol chegou ao Brasil em 1895, pelas mãos dos ingleses, assim como na maioria dos outros países. Os primeiros clubes começaram a se formar neste período. Assim como a fundação dos clubes, a prática também era restrita à elite. Operários, as camadas mais pobres da população e até negros podiam apenas assistir. Somente algumas décadas depois todos puderam jogar. O quadro mudou totalmente de figura quando chegou a profissionalização em 1933. Alguns clubes, principalmente fora do então Distrito Federal e do estado de São Paulo, ainda resistiam à modernização e continuavam amadores. Mas com o passar do tempo, todos foram se acomodando à nova realidade. Na verdade, nem todos. Diversos clubes abandonaram a elite do futebol, ou até mesmo por completo. Muitos clubes que abandonaram já eram equipes consagradas e tradicionais.
Situação atual
-
Mesmo com mais de setenta anos de profissionalização, a maioria dos clubes do Brasil ainda estão em processo de crescimento, alguns destes, os considerados "grandes". Mesmo nos grandes centros metropolitanos e financeiros muitos clubes encontram sérias dificuldades em se organizar, física e financeiramente.
Os estádios, em uma grande maioria, não são bem cuidados, com vários já tendo uma grande idade de construção, e não são reformados. Poucos conseguem isso, na maioria quando fecham parcerias ou bons contratos de patrocínio, o que também se vê em pequeno número entre as instituições.
Além disso, os estádios normalmente não recebem boa média de público, reflexo de diversos fatores, como a violência (especialmente nos clássicos), a falta de dinheiro da maior parte da população, e inclusive má qualidade das arenas brasileiras. Outro ponto que pode ser mencionado é a falta de grandes jogadores nas equipes. Em 2006, apenas três jogadores dos 23 convocados para a disputa da Copa do Mundo atuavam no Brasil. Destes, todos em clubes paulistas.
Recentemente, foi criada uma loteria, a Timemania, com o intuito de ajudar financeiramente os principais clubes do país. Além disso, o presidente e alguns integrantes do governo vêm demonstrado interesse em ajudar os clubes de outras formas.
Futebol de areia
-
O futebol de areia masculino foi promovido com a atuação de jogadores de futebol de campo jogando pela Seleção Brasileira de Futebol de areia Masculino. Assim, o país é tetracampeão do mundo pela FIFA. No entanto, o futebol de areia feminino não possui qualquer projeção. A primeira competição feminina do esporte no Brasil ocorreu antes da Copa Latina de Futebol de Areia de 2010 no Rio Quente Resorts, em Goiás. Envolvendo apenas quatro clubes, o Corinthians superou as equipes do Goiás, Botafogo e Gama.[3][4]
Futebol de salão
-
Basquete
-
O Brasil é um dos países mais tradicionais no basquete mundial. Mas, no momento o esporte vem saindo de um longo período de grave crise. Mas no passado chegou a ser um dos melhores países do mundo na modalidade, e já possuiu vários grandes jogadores e jogadoras, além de haver vários praticantes da modalidade espalhados por diversos cantos do país. Também possui alguns jogadores que atuam na NBA, considerada a maior liga do esporte no mundo.
Alguns dos principais jogadores históricos do Brasil são Oscar e Hortência. No auge de suas carreiras, o basquete chegou a ser considerado o segundo esporte mais popular do Brasil, tendo posteriormente entrado em decadência.
No total, se somarmos os títulos do masculino e do feminino, o basquete brasileiro possui três campeonatos mundiais.(dois masculinos e um feminino).
Vôlei
-
Quanto à preferência, o vôlei é atualmente o segundo esporte mais popular do país. [carece de fontes] No retrospecto, o esporte é um dos mais vitoriosos do Brasil, especialmente com o desempenho bombástico que as seleções nacionais, principalmente a masculina, vêm tendo nos últimos anos. A equipe hoje lidera o ranking mundial masculino e aparece como primeiro colocado no ranking feminino também. A equipe masculina é treinada por Bernardinho e a feminina por José Roberto Guimarães.
A seleção masculina é atual campeã dos principais torneios do esporte no mundo: a Copa do Mundo, a Liga Mundial, o Campeonato Mundial e ganhou dois torneios Olímpicos de Vôlei.
Natação
-
A natação vem ganhando popularidade no Brasil. Sendo um esporte costumeiramente recomendado para crianças, e adequado à um país de clima tropical como o Brasil, a natação cresceu e começou a produzir ícones esportivos importantes. Começando por Djan Madruga, Rômulo Arantes e Ricardo Prado nos anos 70 e 80, passando por Gustavo Borges e Fernando Scherer nos anos 90, a natação brasileira hoje fabrica grandes talentos em sucessão.
Hoje o Brasil conta com um dos melhores nadadores do mundo, César Cielo, que é campeão olímpico, mundial e recordista mundial; e nadadores como Felipe França, Thiago Pereira e Kaio Márcio de Almeida que conseguiram bater recordes mundiais em suas provas. Mesmo a natação feminina vem se desenvolvendo e criando atletas como Joanna Maranhão e Gabriella Silva. Com a multiplicação do surgimento de talentos, a natação vem se destacando e conquistando seu espaço.
Artes marciais
-
Artes Marciais Mistas
-
As artes marciais misturadas (inglês: Mixed Martial Arts, MMA) modernas têm suas raízes em dois acontecimentos: os acontecimentos de vale-tudo no Brasil, e o shootwrestling japonês. Nesse tempo eles foram mutuamente ligados, mas foram separados.
O vale-tudo começou na terceira década do século XX, quando Carlos Gracie, um dos fundadores da luta marcial brasileira Gracie Jiu-Jitsu, convidou cada competidor de modalidades de luta diferentes. Isso era chamado de "Desafio do Gracie". Mais tarde, Hélio Gracie e a família Gracie e principalmente, Rickson Gracie, mantiveram este desafio que passaram a se dar como duelos de Vale Tudo sem a presença da mídia.
No Japão, década de 1980, Antonio Inoki organizou uma série de lutas de artes marciais misturadas. Eram as forças que produziram o shootwrestling e eles, mais tarde, causaram a formação de uma das primeiras organizações japonesas de artes marciais misturadas conhecida como shooto. As artes marciais misturadas obtiveram grande popularidade nos Estados Unidos em 1993, quando Rorion Gracie e outros sócios criaram o primeiro torneio de UFC. Atualmente o Brasil conta com dois campeões mundiais no principal evento de lutas do mundo UFC, são eles Anderson Silva categoria dos médios e José Aldo categoria peso pena.
Capoeira
-
Assim como jogo de taco e o futsal esse foi um esporte criado exclusivamente por brasileiros. A Capoeira surgiu no século XVII em meio aos escravos como forma de resistir a dominação branca. Nos dias de hoje a capoeira e uma das artes marciais mais praticadas do país seguido pelo judo. Estima- se que no Brasil tenha entre 4 a 6 milhões de praticantes do esporte no país.
Jiu-jitsu brasileiro
-
Mitsuyo Maeda ensinou a técnica do jiu-jitsu tradicional japonês aos irmãos Carlos e Hélio Gracie, que desenvolveram o jiu-jitsu brasileiro, Gracie jiu-jitsu ou BJJ (do inglês brazilian jiu-jitsu). Esta é hoje a modalidade de jiu-jitsu mais praticada no mundo. A família Gracie criou uma tradição nas artes marciais que se mantém na atualidade.
Nos anos 90 mestre Ricardo Morganti desenvolveu uma nova variação do jiu-jitsu, conhecido como Morganti ju-jitsu.
Judô
-
O Judô é outro esporte costumeiramente recomendado para crianças no Brasil, e portanto é largamente praticado. O país têm crescente tradição internacional no esporte, constantemente conquistando medalhas e títulos. Os maiores expoentes do esporte até hoje foram Aurélio Miguel e Rogério Sampaio, campeões olímpicos. Na atualidade, João Derly e Tiago Camilo, campeões mundiais, são os maiores representantes brasileiros.
Tênis
-
O tênis no Brasil pode ser considerado um esporte popular. Hoje existem diversas quadras em clubes, em propriedades particulares e para locação, especialmente em cidades com nível mais elevado do tamanho da população. Também é encarado por alguns como um passa tempo, ou um esporte a ser praticado depois de um dia de trabalho ou até mesmo antes dele.
O Brasil tem e já teve no passado grandes nomes no esporte, como Maria Esther Bueno, vencedora de 19 Grand Slams (7 em simples, 11 em duplas e 1 em duplas mistas) e Gustavo Kuerten, o Guga, que venceu 3 vezes o torneio de Roland Garros. Hoje, o tênis brasileiro é bem representado por Thomaz Bellucci, um dos 30 melhores do mundo.
Tênis de mesa
-
O Tênis de Mesa pode ser tão ou mais popular do que a versão de quadra (o tênis propriamente dito). Isso porque muitos jogam o esporte como lazer, não necessariamente como atividade física. Escolas, clubes e muitos outros lugares dispõem de mesas para a prática da modalidade. O maior mesatenista brasileiro é Hugo Hoyama. Atualmente o mesatenista número um do país é Thiago Monteiro.
Automobilismo
-
O automobilismo é um esporte bem popular no Brasil, o esporte começou a ganhar dimensão no país após os primeiros títulos da Fórmula 1 de Emerson Fittipaldi, posteriormente Nelson Piquet e Ayrton Senna ajudaram a firmar ainda mais o automobilismo brasileiro na categoria. O país também possui grandes conquistas na Fórmula Indy, com Emerson Fittipaldi ganhando o primeiro título brasileiro na categoria, seguido também pelos pilotos Gil de Ferran, Cristiano da Matta, Tony Kanaan.
Dentro do país as duas principais categorias são a Stock Car Brasil e a Fórmula Truck, alguns ex-pilotos de categorias internacionais atualmente correm nas categorias. O país possui aproximadamente 20 autódromos, incluindo pistas de asfalto e de terra, mas atualmente não possui nenhum circuito oval.
Motociclismo
-
O Motociclismo é um esporte pouco popular no Brasil, atualmente o Brasil não possui nenhum piloto na MotoGP, nem na Superbike, O destaque dessa categoria vai para Adu Celso, que ganhou um Grande Prêmio nos anos 70 e principalmente para Alex Barros, que disputou 276 corridas, ganhou 7, possui ainda 32 pódios, 5 Pole Position e 14 voltas mais rapidas, tudo isso pela MotoGP.
Skate
-
É um dos esportes mais praticados no Brasil, especialmente nas grandes cidades (metrópoles). Atualmente o Brasil é um dos paises com o maior numeros de profissionais e amadores do esporte, tendo a segunda maior industria de peças, equipamentos e roupas da modalidade. O maior skatista do mundo atualmente é Bob Burnquist, considerado o pai da "mega rampa". Outro skatista brasileiro famoso é Sandro Dias, um dos poucos que conseguem realizar o movimento "900".
Handebol
-
O handebol um esporte que veio junto com os imigrantes alemães, Eporte que apesar nos ultimos anos ter perdido popularidade devido a crescimento de outros esportes como futebol americano, beisebol por exemplo. Ele ainda tem uma popularidade consideravel, principalmente nas escolas. Caso semelhante ao que acontece ao jogo de Lacrossenos EUA. que a exemplo do handball daqui, A Lacrosse por lá é quase que exclusivamente praticado por universitários.É estima - se que no Brasil,haja mais de 1 milhão de praticantes do epsorte.
Esportes em Crescimento
Nos ultimos anos diversos esportes em constantes crescimento no Brasil. Graças a diversos fatores como ampliaçao da tv a cabo, crescimento economico e o aumento ao acesso a internet, Esportes que antes eram desconhecidos da populaçao passam a ser apreciados pelo publico jovem. No entanto a pesar desse crescimento esses esportes ainda sao praticados de forma forma amadora no Brasil, sejam em clubes, academias e parques. Algumas das modalides amadoras que sao mais praticados no Brasil são:
Beisebol
-
Esporte praticado por sua maioria de descendentes de japoneses, Contudo com a cobertura da tv a cabo dos jogos. O Beisebol comeca a ganhar adeptos entre os não nisseis no esporte.
Cricket
-
Seleção campeã do sul americano de
cricket.
Um dos esportes mais antigos do país,veio no final do século XIX trazido pelo britanico Charles Miller, O mesmo que anos mais tarde traria o futebol e rugby. Atualmente o cricket é mais praticado na sua modalidade simplista conhecida como Bete ou jogo do Taco.
Contudo com a criaçao da Associaçao Brasileira de Cricket o numero de adeptos do esporte tem aumentado gradativamente. Outro fato interessante que tem se aumentado a divulgaçao do esporte na midia aos poucos. durante a copa do mundo desse ano alguns sites tradicionais como o Terra, Globoesporte divulgarao resultados e fizeram materias sobre a final da copa do mundo de criquete 2011, Conquistada pela India.
Curling
-
Esporte que cresceu muito graças às transmissões dos Jogos Olímpicos de Inverno, que também ajudou outras modalidades como hóquei no gelo e patinação artística a ganharem certo destaque na mídia.
Futebol americano
-
É um dos esportes que mais tem crescido no Brasil na ultima década. São mais de 100 clubes praticantes do esporte pelo país afora. Recentemente foi criada a Liga Brasileira de Futebol Americano. Alem disso alguns clubes de futebol já possuem equipes de futebol americano como: Vasco,Corinthians e Fluminense.
Fluminense ultimo campeao do torneio Touchdown
Rugby
-
Esporte trazido ao país junto com o futebol e o cricket. Não fez muito sucesso e só recentemente, no final dos anos 90, que o rugby começou a atrair adeptos. Com a entrada do esporte nos próximos Jogos Olímpicos, espera-se sua consolidação no Brasil.
Hóquei sobre o Gelo e em linha
-
No Brasil, O hóquei em linha é o mais popular e divulgado até o momento, ao contrário do hóquei no gelo que ainda é dependente de infraestrutura, Apesar de terem projetos para divulgação da modalidade como o campeonato paulista de hóquei sobre o gelo, e da possível construção de uma arena de hóquei sobre o gelo na cidade de Campos do Jordão. No entanto os brasileiros praticantes de hóquei, na sua maioria praticam o chamado hóquei em linha, em quadras com tamanho e equipamentos idênticos aos do hóquei sobre o gelo, pela única e exclusiva diferença do não uso de peitoral para jogadores de linha.
Golfe
Introduzido no país por Ingleses e escoses no fim do seculo XIX,da mesma forma que o criquete, rugby e o golfe. O golfe conseguiu ao ,longo dos anos destaque no brasil sendo conhecido como esportes dos ricos e famosos. Contudo com a entrada do esporte nas olimpiadas de 2016 a CBG (confederaçao Brasileira de Golfe) espera uma popularizaçao maior do esporte no Brasil. Alguns jogadores de golfe brasileiros famosos sao: o piloto Rubens Barrichello e o politico Helio Andrade.
Ver também
Referências